quinta-feira, 15 de setembro de 2016

À Domingos Montagner, me confesso fã.


Faz um tempo, faz um bom tempo que eu não escrevo, mas a inspiração veio (dele), bateu em mim e eu resolvi me abrir.
Num primeiro olhar, quando passei pela primeira notícia achei que era só mais uma das tantas viradas da trama da novela das 21h, que era arte, mas não, era vida, era real. Depois do choque inicial, a revolta em comentar, fiquei numa torcida silenciosa pra que tudo terminasse bem e fosse só um grande (imenso) susto... mas não era. Quando soube das últimas notícias, eu não acreditei, desacreditei descordando e brigando até me jogarem a realidade na tela fria do computador de onde estava. E onde estava, fiquei em choque, ainda estou em choque. Passou um tempo e continuei incomodada, ferida, machucada e as frases começaram a brotar de uma oração (a segunda, pois a primeira eu já tinha realizado), tive a certeza que tinha que escrever e tinha que ser aqui, neste espaço, que é tão sagrado pra mim.
E dessa vez eu consigo resumir tudo que preciso dizer em uma única palavra: OBRIGADA, DOMINGOS MONTAGNER! MUITO OBRIGADA!!!! Sabe, por quê?  Por que você me inspirou, você me deu esperança, provando que talento dispensa e derruba todo um padrão de décadas, onde eu fui conduzida a acreditar que se eu não fosse capaz de atrair a indústria do entretenimento antes dos 20, seria uma completa fracassada, que não existe limite nem restrição, quando o talento existe e transborda, que é possível! Silenciosamente, sem me conhecer, você acendeu essa chama em mim e aposto que em tantos outros, mas eu, aqui no meu canto, na minha coxia, dentro de mim te aplaudia e vibrava, acreditava num futuro, tive fé, pude ver luz!
Vi luz, vi encanto cênico, vi todos os sonhos e ambições se realizarem com você:  as grandes novelas, os grandes papéis, o circo, sonhos secretos meus, seus, sua realidade! Secretamente, você era minha referência, um exemplo que eu sempre usava quando parecia faltar uma ponta de esperança, a luz: “Se o Domingos Montagner conseguiu...”
Você foi o porto seguro pro meu grande sonho de menina (e todos os outros secretos como eu já disse) e eu necessitava agradecer com todas essas palavras, colocar em palavras. Necessito também desejar que toda a luz que eu vi em você te acompanhe e além, que haja muito mais luz pra que você não se choque tanto quanto eu me choquei com tudo hoje. Foi violento, foi de repente, a morte é assim, súbita, trágica e traumatiza a gente, mas sabe o que eu aprendi com o maior contato que tive com ela? Quando de repente, eu vi ela ali na minha frente, eu entendi que ela choca, mas liberta e revira a gente, abre a gente pra pensar, refletir sobre o que realmente importa, que que realmente vale a pena, que que realmente é viver...
Liberdade, liberdade, tudo zera e tudo se renova. Eu não gosto de falar de morte e nessa única oportunidade que tive de falar pra ela, eu virei o jogo  para o renovar, transformar, renascer, porque disso eu entendo, disso eu sou feita, nasci assim e tenho vivido toda(s) a(s) minha(s) existência(s) assim: renascendo (este é o meu nome, literalmente).
Que você fique bem, renasça e renasça artista outra vez, que você fique bem!
Que todos que você ama, que a Camila fique bem. Eu não imagino como seja lutar pela vida assim, encarar a morte assim, mas tentem, procurem, persigam estar e ficar bem.
Belo, intenso, revelador e inspirador, você foi!

Meu abraço.

0 comentários:

Postar um comentário

Making of do Making of

Making of do Making of
Eu queria falar, dizer tudo que sentia, vivia, guardar de algum jeito cada pequeno detalhe, que me transformava em uma mulher, uma Atriz. Assim, eu criei esse espaço... tão meu.... seu.... nosso.... Aqui, eu tenho a minha coxia em forma de livro... um livro aberto de minha autoria — Renata Cavalcante, 28 anos, carioca da gema, prazer.... — narrando os bastidores da minha memória viva desde a preparação de Jeam Pierre até me tornar atriz da Cia. Grito de Teatro de Santa Catarina, numa evolução que vai do querer ser profissional a ser oficialmente reconhecida como tal — o antes e o depois do DRT, aqui pra você!

Ibope